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Apaixone-se pelo problema, não pela solução.

Uri Levine, cofundador do Waze, nos ensina uma lição fundamental: nossa paixão deve estar no problema, não apenas na solução. Essa mudança de perspectiva é crucial, especialmente em startups de tecnologia.


Colocar o problema em primeiro plano aumenta a probabilidade de criação de valor. O famoso PMF (Product Market Fit).


Além disso, torna mais simples a comunicação do seu produto, pois todos se identificarão com a dor que você busca aliviar.


E mais, assegura que sua solução seja não apenas inovadora, mas relevante.


Em 30 anos trabalhando com startups, já vi (e liderei 😩) times que negligenciaram o que as pessoas realmente precisavam ao se encantarem por seus softwares revolucionários com interfaces inovadoras.


Não deixe seu amor por uma solução preconcebida te cegar para o que o mercado realmente precisa.


Converse com as pessoas que supostamente usarão seu produto. Entenda de verdade suas percepções e dores. Valide a gravidade e frequência dos seus problemas.


Esse é o primeiro passo não apenas para criar uma solução, mas para garantir que ela seja verdadeiramente necessária.

 
 
 

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©2024 by Roberto Icizuca

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