Como conseguir os primeiros clientes no lançamento da sua startup?
- Roberto Icizuca

- 7 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Se você está pensando nisso agora, já está lascado. 🫤
Hoje a tecnologia não é mais o único diferencial e o ajuste do produto ao mercado (product/market fit) não é suficiente.
Entre dez milhões de apps, um bilhão de sites e a velocidade no scroll do feed, o desafio de se destacar é monumental.
É fundamental integrar a estratégia de distribuição ao desenvolvimento do produto desde o início. De preferência, fazendo com que ela seja parte do produto ou serviço.
Empresas como PayPal e Dropbox são exemplos de como a distribuição pode ser integrada ao produto, criando um ciclo virtuoso de crescimento e adoção. As duas usaram um mecanismo de "member-get-member" desde o primeiro dia.
Todo link de arquivo compartilhado no Dropbox era acompanhado por uma oferta grátis de espaço em disco virtual para quem recebia.
Já o PayPal, literalmente dava dinheiro por um novo cadastro. Algo difícil de resistir. 🤑
Para usar um exemplo próximo, quando a Ø1Digital lançou os apps infantis da Galinha Pintadinha, as telas coloridas invadiram os restaurantes. O que naturalmente despertou o interesse das crianças e dos pais que estavam ao redor. Criando um efeito viral offline-to-online.
Outro fator a considerar: estratégias convencionais de marketing podem não ser eficazes ou acessíveis para startups em estágio inicial.
Aquisição de usuários é cada vez mais caro. Inbound e SEO demoram para dar resultado. Mídias sociais e influencers funcionam mas são difíceis de gerenciar e garantir consistência na comunicação.
O melhor caminho é ter um entendimento profundo dos clientes e do mercado. Isso ajuda a criar produtos que realmente atendem às necessidades dos usuários e facilitam a adoção natural.
Como diz Seth Godin, "Não encontre clientes para o seu produto, encontre produtos para os seus clientes."
O caminho para o lançamento bem-sucedido de um novo produto é complexo e desafiador.
As startups que superam esses desafios iniciais, não apenas sobrevivem, mas tem muito mais chance de prosperar e encontrar o crescimento desejado.



Comentários