Lean Governance: gestão para startups
- Roberto Icizuca
- 5 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Em um mundo cada vez mais volátil e arriscado, onde a única certeza é a incerteza, fica evidente a importância da governança corporativa para enfrentar a complexidade do ambiente de negócios atual.
É através de mecanismos de comando, monitoramento e orquestração de sócios, conselheiros, diretoria e demais stakeholders que recomendações objetivas se transformam em gestão eficaz nas organizações.
Transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa são os pilares da construção de uma cultura organizacional sólida, baseada em confiança, respeito e responsabilidade integral por todos os atos. Dessa maneira, é fundamental que a estrutura de governança corporativa acolha a diversidade de experiências, comportamentos, aspectos culturais, faixa etária e gênero na composição do colegiado.
A jornada da governança deve começar cedo. Mesmo startups podem adotar conceitos de Lean Governance e evoluir conforme o estágio do negócio. Acordo entre sócios e conselho consultivo são exemplos de boas práticas que precedem a necessidade legal de um conselho de administração.
Governança é o caminho para melhorar a qualidade da gestão e do processo decisório, o que contribui para preservar o valor econômico de longo prazo das organizações e facilitar o acesso a recursos.
"Lean Governance - Fundamentos", parte do programa Board Starter da Board Academy Br, com Eduardo Gomes, MBA, CCA IBGC
Comentários